sexta-feira, 22 de março de 2013

Lei da Gravitação Universal de Newton


A lei da gravitação universal foi definida por Isaac Newton no séc. XVII e foi criada quando ele estudava as órbitas planetárias. A Lei afirma que existe uma atração que age entre todos os objetos, na razão direta de suas massas e inversa do quadrado de suas distancias. 

Conforme diz uma lenda, Isaac Newton estava em baixo de uma macieira e observou uma maçã cair no chão. Parou para pensar e concluiu que a fruta caia, pois alguma força puxava esta maçã para baixo. Newton foi além desse pensamento e fez a seguinte proposta: "Todos os corpos se atraem, e que essa atração se deve a massa dos corpos". No caso da maçã, o que a atraia era a Terra.



Para chegar a conclusão final da Lei da Gravitação, Newton fez estudos sobre o mecanismo que fazia com o que a lua girasse em torno da Terra, e se baseou também em descobertas feitas por outros físicos, como Johannes Kepler.

Com base nas Leis de Kepler, Newton conseguiu substituir a formulação geométrica das leis para o movimento planetário pela formulação física de sua famosa lei da Gravitação Universal do movimento. Com os estudos de Kepler foi possível saber como os planetas se movimentavam ao redor do Sol. Mas ainda restava a seguinte dúvida: “por que isso ocorria?”. Foi só com a Teoria da Gravitação Universal que isso foi respondido.

A teoria da gravitação mostra que os corpos se atraem mutuamente, isto é, um corpo cria em torno de si um campo gravitacional que é sentido por todos os outros corpos. Esse campo gravitacional é mais intenso quanto maior a massa do corpo, sendo proporcionalmente ao quadrado da distância. Essa é a razão porque a Terra está orbitando o Sol. 


As conseqüências dessas descobertas se estendem por todo o campo científico; elas abrem a porta à ciência moderna.


Disponível em: http://fisica-gravitacao.blogspot.com.br/2010/01/newton-e-lei-da-gravitacao-universal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário